sexta-feira, 30 de março de 2012

Vitória e Classificação.


O Fluminense começou tendo a posse de bola, mas pouco criava, o Zamora mesmo precisando do resultado, se fechou e tentava sair nos contra-ataques. O Fluminense não jogava bem, e o Zamora chegou a assustar ainda no primeiro tempo. Wellington Nem sofreu pênalti claro, não marcado pelo juiz.
No segundo tempo, o tricolor continuou mal na partida, sem o brilho individual de seus principais jogadores. O Zamora percebeu que poderia buscar o gol, mas tropeçava nas dificuldades técnicas do próprio time.
Abel percebeu que era necessário mudar, Thiago Neves, que não jogou nada bem, saiu para a entrada de Lanzini, logo depois sacou Nem, que apesar de levar algum perigo no primeiro tempo, não lembrou outras grandes atuações que teve com a camisa tricolor. No lugar dele entrou Sobis, e Abel deu o recado, entra e faz o gol, missão dada é missão cumprida, Lanzini sofreu falta e Rafael Sobis cobrou, a bola desviou na barreira e matou o goleiro.
Após o gol o Fluminense administrou a partida e garantiu a vitória que colocou o time na próxima fase da Libertadores.
Apesar do 100%, Abel sabe que o Fluminense não vem jogando bem, apenas na final da Taça Guanabara contra o Vasco e na partida frente ao Boca na Bombonera, o time teve grandes atuações.           

quinta-feira, 29 de março de 2012

Drama no Paraguai.


O Flamengo enfrentou o Olímpia do Paraguai e saiu a atrás logo no início da partida, Órteman, melhor jogador em campo, marcou após cobrança de falta pelo lado direito. Durante todo o primeiro tempo, o Flamengo teve dificuldades para chegar a área adversária, e viu o Olímpia, que se fechou após o primeiro gol, levar perigo em alguns contra-ataques.
Aos 3 minutos da segunda etapa, Love empatou a partida, e naquele momento, parecia que o Flamengo teria mais tranqüilidade para buscar a virada. Mas o Olímpia não deu sopa para o azar e virou a jogo no minuto seguinte. Pouco depois, em chute de longa distancia, Aranda ampliou 3x1 Olímpia.
            Bottinelli ainda diminuiu em belo chute de muito longe, mas o Olímpia prendeu a bola com inteligência e garantiu um importante resultado, que obriga o Flamengo a vencer seus próximos dois compromissos para se classificar.

Noite Animal!


Edmundo teve nesta noite (13/04) sua despedida do futebol. Apesar dos muitos problemas pelos quais passou na carreira, inclusive com a torcida vascaína, seu trabalho foi reconhecido e o craque teve a despedida que merecia.
O último jogo dele, havia sido o rebaixamento do Vasco para a série B, e apesar disso, a torcida do Vasco sempre gritava seu nome durante os jogos na colina. Demonstração de carinho que ficou ainda mais clara hoje.
Edmundo marcou 2 gols na vitória do Vasco por 9x1, frente ao Barcelona do Equador, o ex-jogador agradeceu o reconhecimento e afirmou ser o homem mais feliz do mundo.
Principal jogador da conquista do campeonato brasileiro de 1997, o Animal se despediu do futebol da maneira como começou, com a camisa do Vasco.   

segunda-feira, 26 de março de 2012

Os investimentos e a proteção aos clubes formadores.


A formação de uma pessoa, é algo extremamente importante, para as atividades que ela irá realizar em seu futuro. E com um jogador de futebol não é diferente, por isso, os clubes tem investido cada vez mais nas divisões de base ( apesar de ainda ser pouco ).

Investimentos direcionados aos estudos de atletas, como é o caso do colégio Vasco da Gama, ou da grande estrutura que o Fluminense oferece em Xerém, são exemplos da necessidade de revelar jogadores, e assim, evitar gastos maiores com contratações futuras.

Mas mesmo depois de passar anos defendendo um clube que investiu no seu futuro, alguns jogadores se sentem no direito de "abandonar" o clube, sem carinho ou gratidão por quem tanto fez pelo atleta.

Foi isso que aconteceu no "Caso Oscar", o jogador, formado no São Paulo assinou um contrato com o clube aos 16 anos e depois se sentiu lesado, entrou na justiça e ganhou a causa ficando livre para assinar com o Internacional. Semana passada o tricolor paulista ganhou a "anulação da anulação" do contrato que ele havia assinado, e o jogador terá que se apresentar em São Paulo. 

Sem dúvida ele não atuará mais pelo time do Morumbi, mas pelo menos o São Paulo volta a ter o direito sobre um jogador que tanto acreditou e investiu.

Caso parecido aconteceu com Muralha, hoje jogador do Flamengo, que chegou ao Vasco aos 6 anos, e em 2010, quando poderia assina um contrato profissional acertou com o maior rival, ano passado Yago também seguiu os passos de Muralha e deixou o Vasco a caminho da Gávea.

Os empresários são grandes culpados nesses casos, normalmente os jogadores e sua família com pouca experiência em situações envolvendo tanto dinheiro, não sabem como agir, e os empresários se aproveitam dessas fragilidades para ganharem dinheiro. A Lei Pelé, que neste caso busca proteger os jovens atletas, deixam os clubes vulneráveis, sem poder agir.

O gerente das categorias de base do Vasco falou sobre o assunto envolvendo o Muralha e criticou a atuação dos empresários. “Você pega um menino muito novo, com 8 ou 9 anos, investe na educação, na formação esportiva dele, e quando ele chega aos 16 anos, aparece alguém e se refere a ele como “o meu jogador”. Criticou ainda a atitude do jogador. “ Esse atleta quis sair por conta própria, ele visualizou muito mais o dinheiro do que a formação. No nosso entendimento, a formação, no início, é muito mais importante que o dinheiro que ele possa ganhar com 16 anos;
É preciso que se busque formas de proteger os clubes formadores, para que voltemos a revelar muitos grandes jogadores. Sem dúvidas, essa falta de proteção, é um fator que intimida os clubes a investir nas divisões de base, sem a certeza de retorno.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Com bela atuação Vasco vence o Libertad.

     Não foi fácil, mas o Vasco se impôs e venceu o Libertad. A partida começou com o Vasco tendo a posse de bola, e com o Libertad defendendo com 11. Lento na criação, o cruzmaltino não conseguia furar a retranca dos paraguaios, Éder e Barbio não tinham espaços para explorar a velocidade, e o Vasco quase não finalizou na primeira etapa.
     Cristóvão mexeu bem no segundo tempo, Juninho e Alan no lugar de Éder e Eduardo Costa, os dois entraram bem, e o Vasco melhorou no jogo, com mais qualidade e opção de passe, teve mais chances de abrir o placar.
     O Vasco criava, mas não fazia o gol, até que Juninho em um lance de muita visão e inteligencia, acertou um chute praticamente sem ângulo, surpreendendo o goleiro do Libertad, 1x0 Vasco.
     O Vasco continuou bem melhor na partida, e com a tranquilidade que o primeiro gol deu, marcou o segundo, após bela jogada de Barbio e Alan, Alecsandro apenas empurrou para o fundo da rede.
     Depois do segundo, os vascaínos tocaram a bola, e tiveram algumas chances nos espaços deixados pelo Libertad, no final de partida os paraguaios até ensaiaram uma pressão, mas que não deu em nada.
     Com uma atuação segura e muito boa principalmente no segundo tempo, o Vasco jogou o que a torcida esperava. Vitória muito importante, que além dos 3 pontos, da confiança para o Vasco enfrentar os próximos jogos fora de casa.    

quarta-feira, 21 de março de 2012

Batalhas e dificuldades fora de casa.

     Os três clubes do rio que disputam a libertadores, farão duas, das três partidas que restam na primeira fase, longe de casa. E exceto o Fluminense, que está praticamente classificado, Vasco e Flamengo terão que suar para vencer e avançar.
      O Fluminense enfrentará o Zamora da Venezuela, o clube empatou jogando em seus domínios com o Boca, mas o Fluminense não deverá ter maiores problemas para vencer. E na última rodada, provavelmente classificado, enfrentará o Arsenal na Argentina, um time mais forte e onde haverá mais pressão da torcida. Mas quem acabou de sair vitorioso da Bombonera, não se assustará.
       O Vasco enfrentará o Alianza Lima no Peru, em um estadio grande, mas com uma torcida que apoia durante os noventa minutos. Com um time superior o Vasco terá que vencer para chegar ao Uruguai onde enfrentará o Nacional com boas chances de classificação. Em Montevidéu, ainda não está definido o local onde ocorrerá o confronto, o estadio Centenário, onde o jogo está inicialmente marcado, tem capacidade para  65 mil torcedores e haverá menos pressão. A outra possibilidade é o Parque Central, casa do Nacional e capacidade de 26 mil torcedores, que ficam muito perto do gramado.
       O Flamengo também não terá vida fácil, enfrentará o Olímpia, rival do Libertad, contra quem o Vasco jogou, mas com uma torcida mais fanática, e um time melhor, que lidera o campeonato Paraguaio. No jogo frente ao Emelec, o rubro negro encontrará um estadio cheio, com uma torcida que apoia bastante, mas sem o clima de caldeirão.
        A impunidade da Conmebol, a atitudes de vandalismo em competições Sul Americanas impressiona. Objetos atirados em campo, atos de agressão a torcida adversaria são comuns nos jogos da Libertadores. Na Copa Sul-Americana de 2011, o jogo entre Nacional x Universidad de Chile, foi interrompido ainda no inicio do segundo tempo, após uma bobina de papel atirada pela torcida do Nacional, que perdia por 2x0 e era eliminado da competição, acertar a cabeça do bandeirinha. Apesar do jogo ser anulado, e a vitoria dada ao Universidad, a Conmebol não tomou nenhuma atitude, o estadio é o Parque Central, local onde possivelmente será a partida contra o Vasco.
       Outro episodio interessante, que mostra o amadorismo na Conmebol, é o fato da entidade exigir um placar eletrônico nos estádios da Libertadores, o que obrigou o Vasco a alugar um, enquanto o seu não estava pronto. Ao enfrentar o Libertad, no Estádio Nicolas Leoz, nome dado em homenagem ao presidente da Conmebol, que é torcedor do Libertad, se deparou com um estádio onde não havia ao menos um placar manual.   
         O futebol brasileiro tem muito a evoluir, mas estamos anos a frente do resto do continente.          

domingo, 18 de março de 2012

Botafogo x Vasco

      O  Botafogo iniciou a partida com a marcação adiantada, e impedindo que o misto do Vasco saísse para o jogo, mas essa marcação forte não durou muito, e as duas equipes criaram chances. Sem um jogador de areá o Vasco não conseguia concluir as jogadas para o gol. Buscando as laterais, o Botafogo chegou pela direita aos 33 minutos, Juninho falhou e Fellype Gabriel abriu o placar em bela finalização. Minutos depois, a zaga Vascaína falhou, Rodolfo não conseguiu afastar e a bola sobrou, novamente, para Fellype Gabriel que não desperdiçou.
      Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, Fellipe Bastos acertou uma bomba de longe, golaço. O gol fez o Vasco partir para cima e pressionar, mas o Botafogo tratou logo de equilibrar a partida, e Fellype Gabriel, pela terceira vez, marcou em mais uma bobeada da zaga vascaína.
      Minutos depois o juiz marcou pênalti de Marcio Azevedo em Fagner, Juninho cobrou mal e Jefferson defendeu. O Vasco ainda tentou chegar, mas o Botafogo tocou a bola e garantiu uma importante vitória para o glorioso.
      O nome da partida foi Fellype Gabriel, após duas semanas afastados dos gramados devido a uma pancada na cabeça, fez um bom jogo caindo pela esquerda, alem de marcar os três gols do Botafogo na partida.
      O resultado embolou os dois grupos, que mantém as quatro vagas em aberto.      
      

Sofrido. Flamengo 1 x 0 Friburguense.

      Cheio de desfalques, o Flamengo suou para vencer o Friburguense, que começou melhor a partida. Essa superioridade não durou muito, o Flamengo melhorou no jogo, mas pouco assustava, em jogada pela direita, Thomás caiu dentro da areá, e o juiz equivocadamente, marcou pênalti, Bottinelli cobrou e Marcos defendeu.
       No segundo tempo, o Flamengo voltou melhor, mas faltava pontaria aos dois lados, que pararam na trave. A torcida pedia a entrada de Negueba, Joel atendeu, mas foram outros dois jogadores que saíram do banco, que deram a vitória aos rubro negros, após jogada de Paulo Sergio, Kleberson marcou.
       Com dois gols após sua volta, Kleberson vem mostrando que pode ser muito importante na sequencia da temporada.

sábado, 17 de março de 2012

Fluminense x Macaé

       O Fluminense começou melhor, mas rapidamente o Macaé igualou as ações e logo aos 12 minutos, o ponto mais fraco do time tricolor apareceu, após cruzamento, a zaga falhou e Pipico apareceu para abrir o marcador.
       O jogo se manteve equilibrado até o intervalo, o Fluminense tentava chegar, mas sem um homem de criação, pouco assustava. No segundo tempo o Fluminense voltou pressionando, mas continuou finalizando pouco, aos 11 minutos o Macaé ampliou, Wallacer.
      Nesse momento apareceu um dos destaques da partida, Luis Henrique, o goleiro impediu que o tricolor diminuísse, e aos 33 minutos o Macaé matou a partida, em nova falha da zaga tricolor, Josiel (ex-Flamengo e artilheiro do brasileiro) fechou o caixão.
     Matheus Carvalho ainda diminuiu, mas não havia mais tempo.
     Os destaques da partida foram Pipico, que infernizou a zaga tricolor, e ainda marcou o primeiro gol da partida, e Luiz Henrique, que fez ótimas defesas em momento importante do jogo. Houve também um "homem invisível" em campo, Lanzini, o meia entrou com a função de organizar o time, mas pouco apareceu.
      O que já era claro, ficou ainda mais nessa partida, o ponto critico do time do Fluminense, os constantes erros da zaga, muito fraca principalmente nas bolas aéreas. Mas diferente do que afirmou Abel antes da partida, a Taça Rio ainda não terminou para o tricolor, está, sim, complicada para Botafogo e Flamengo, porque o Macaé já está colocando um pé na semi-final.   

Incógnita Imperial.

          Gordo, acabado? Não é o que a torcida do Flamengo pensa sobre Adriano. Após passagem muito discreta pelo Corinthians, o imperador está sem clube, mas se depender dos rubro negros, não por muito tempo.
          Não restam dúvidas, de que se há um clube onde ele ainda pode render, é no Flamengo, mas vale o risco? Salários altos, muito acima do peso, e sofrendo com seguidas lesões , após sair campeão brasileiro em 2009 Adriano teve passagens péssimas por Roma e Corinthians e agora espera por mais uma nova chance.
          Do potencial dele ninguém duvida, mas será que ainda pode jogar em alto nível? Para obtermos essa resposta, teremos que esperar o final das negociações e a reedição do Império do Amor. Será?  

sexta-feira, 16 de março de 2012

Respeito e Igualdade.


          Completamente condenáveis as ofensas racistas sofridas pelos jogadores do Vasco no Paraguai, fatos repudiáveis como esse e comuns em alguns estádios europeus vem acontecendo também no cenário sul americano. O caso mais famoso aconteceu com o atacante Grafite, na época jogador do São Paulo, ele sofreu xingamentos discriminatórios do argentino Desábato, o episodio virou capa das manchetes policiais. Ano passado o lateral Juan do Santos, na época também jogador do tricolor paulista, afirmou ter sido alvo de racismo em um jogo da Sul Americana, cometidos pelo arbitro do jogo que na ocasião o expulsou.
         Fatos como esse deveriam ser extintos, principalmente do esporte mais popular do mundo. 

Bien Venidos.


Inicio os trabalhos neste blog, escrevendo na língua da principal competição de futebol disputada pelos clubes brasileiros.
Terminaram os jogos de ida da primeira fase da Copa Libertadores da América, e o saldo para os clubes brasileiros foi, no geral, positivo. Alguns clubes ainda mostram certa dificuldade na disputa do torneio sul americano, a arbitragem e a catimba dos nossos hermanos são obstáculos a mais. Por outro lado, há times que demonstraram um amadurecimento grande e praticamente garantiram a classificação para a próxima fase.
O Fluminense, único 100%, necessita apenas de mais uma vitória para avançar na competição, a vitória sobre o Boca na Bombonera, mostrou um time organizado e amadurecido que não se intimidou ao jogar na caldeirão argentino.
Flamengo e o Vasco não terão vida fácil, com tropeços em casa, serão obrigados a vencer jogos complicados fora, se tiverem a intenção de disputar a próxima fase.
Santos e Inter são as forças do grupo um, e apesar da proximidade do The Strongest, deverão apenas disputar o primeiro lugar do grupo.
O Corinthians também não deve enfrentar maiores complicações, com dois jogos em casa o timão deve, sem sair dos magros mas efetivos resultados, se classificar com facilidade.
Agradeço desde já aos leitores deste blog, e informo que este terá o objetivo de comentar os principais fatos futebolísticos no mundo. Sejam Bem Vindos.